quarta-feira, 13 de julho de 2011

ATLETISMO LÚDICO

1º ANO TURMA DIFÍCIL OU FALTA COMUNICAÇÃO

“Quando eu tinha essa idade 05 a 06 anos sempre ouvir:
- "Desce daí menina!"; - "Não sobe aí moleca!"
Por isso hoje, posso afirmar que essa idade é a do MACACO,
são inquietos, adoram subir, pular, correr, são puro movimento,
estão sempre testando seus limites e o nosso de professor”.

PACIÊNCIA AO EXTREMO

“Virtude difícil de ter com essa clientela, mas não é impossível,
na hora da dispersão, nesse momento:  não grite, não berre várias vezes,
sabe por quê? Eles não escutam...
Quanto mais você gritar, mais eles iram correr e gritar,
SILÊNCIO, melhor remédio”.

EXEMPLO VIVIDO:

Tenho duas turmas dessa faixa etária, e desde que comecei a trabalhar com elas sentir que a indisciplina era um fator marcante, quando eles saiam da sala, pareciam passarinhos enjaulados, que ao sentir a liberdade, voavam sem direção, sabe a sensação de liberdade absoluta, isso que visualmente eu via ao retirá-los da sala. Então montei várias estratégias que com as outras turmas serviram perfeitamente, mas com eles tive que mudar:

Ao tentar essas estratégias, sua assimilação e atenção, não eram suficientes para ter êxito de execução, e a bagunça era terrível, eu gritava muito e nada de me ouvirem, sabe aqueles meninos que no primeiro dia de aula já decoramos o nome, pois é; nestas turmas eu tenho uns 06 com o mesmo perfil, que por sinal comanda o resto dos alunos para a indisciplina também. Sentir que tinha que mudar, pois a minha garganta não iria agüentar, então agir no choque:

Choque 01 – só iria para a aula quem tivesse me esperando dentro de sala quieto na cadeira, e vai para fila conforme a chamada de presença, nesse momento pôde impor a velocidade de saída da sala, pois se deixar livre, eles somem, indo um para cada direção.

Choque 02 – na hora da fila é sempre um “empurra”, “empurra” para quem fica na frente, nesse momento coloquei uma regra, quem ficar brigando por lugar, vai para o fim da fila. Ao se locomover sempre tinha uma música para cantar, isso prende a atenção dele, uma dica boa, sempre peça para cantarem bem alto, dessa forma, gasta um pouco da vontade de gritar.

Choque 03 – quando eu chego ao local para a aplicação da aula e começa a bagunça, montei um estratégia, eu me retiro da quadra e sento, e espero todos se tocarem e se acalmarem, olhe nas primeiras vezes vai demora, na segunda também, mas não desista, vai dar certo. Na minha primeira vez eu passei quase a aula toda esperando, eles correndo, quanto mais eles corriam, mais eles paravam para me olhar, ai teve uma hora que disseram: - Professora a senhora não vai fazer nada? Aí é a deixa para simplesmente dizer: - Vocês perderam já 30 minutos da aula, das brincadeiras legais que trouxe, só vou dizer se fizerem silencio!

Choque 4 – explique sempre que se não se comportarem, aqueles 05 minutos finais, que deixa para brincar livre com os materiais trabalhados no dia, não irá existir.

Bem passei um mês para conseguir com que eles me ouvissem sem que eu precisasse gritar, hoje as estratégias que antes eu tinha tentado e não tive êxito, funciona muito bem com eles, na verdade eles adoram, dica importante, não fique com a mesma estratégia de domínio por mais de um mês, mude para que se torne sempre um desafio para eles.

ALGUMAS ESTRATÉGIAS DE DOMÍNIO

1 - OLHA Á BOMBA!
 Professor diz: - olha á Bombaaaaaaaaaaa!
 Alunos fazem: - Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii (faz uma circundação com os braços)
                         - Bummmmmmmmmmm (bate 01 palma)
 Finalidade: Depois disso os alunos tem que fazer silêncio.
  
2 - PAM, PAM, RAM, RAM, RAM, PAM, PAM!
Professor diz: - Pam, Pam, Ram, Ram, Ram (bate 05 palmas)
Alunos fazem: - Pam, Pam (bate 02 palmas)
Finalidade: Depois disso os alunos tem que fazer silêncio.

3 - ESTÁTUA!
Professor: toda vez que apitar 01 vez ou falar estátua
Alunos: ficam estátuas (dependendo do acordo, de uma forma que eles estipularam antes: mão na orelha, bumbum no chão, cabeça no chão)
Professor: toda vez que apitar 02 vezes ou falar mole
Alunos: alunos correm e sentam perto do professor.
Finalidade: Depois disso os alunos tem que fazer silêncio.

4 – CANTO DO ESPERTO!
Professor: toda vez que apitar 01 vez
Alunos: os alunos terão que correr para um quadrado ou triangulo um espaço delimitado e sentar, o ultimo que chegar nesse espaço, tem que cantar uma musica.
Finalidade: Depois disso os alunos tem que fazer silêncio.

5 – CORDA MALUCA!
Professor falar: o professor sai correndo com uma corda, até que todos estejam segurando a corda.
Alunos: irão pegar a corda e segura-la
Finalidade: Depois disso os alunos tem que fazer silêncio.

 
Data: 13/07/11

Tema: Atletismo Lúdico

Conteúdo: História do Atletismo (origem e local de competição);

Objetivo: Propiciar aos alunos o conhecimento sobre o Atletismo sua origem e sua prática.

PARTE I – TEÓRICA

1 - História do Atletismo
Lembra a história de Hércules (desenho animado), ele era uma atleta. Ele além de herói, ele competia nas arenas umas dessas se chama “Monte Olímpicos” na Grécia, hoje essas arenas são conhecidas como “Estádios”.
As primeiras provas só os homens participavam, mas depois as mulheres tiveram direito de participar também, na época da Grécia, quando um atleta ganhava nas provas, em sua homenagem faziam uma estátuas idêntica ao atleta.

2 - Pista de Corrida
Ela fica disposta geralmente ao redor de um campo de futebol, seu piso pode ser feito de barro, borracha.
A pista de corrida é composta:
- Saída: bloco de partida
- Pista: raias
- Chegada: linda de chegada

Atividade para o aluno realizar dentro de sala, depois que o professor conta a história.

1) Pinte sua raia:



 Desenvolvimento:
  • Buscar desenho impressos do personagem Hércules, do estádio e uma pista de atletismo, para que eles tenham um contado visual do que está se falando.
  • Cada aluno terá que ter um exemplo de uma parte da pista de corrida, para pintar sua raia (podendo depois utilizar a sala de informática, no programa PAINT, desenhar esta pista que eles conheceram).

PARTE I – PRÁTICA

1 – Construção da pista para correr
Desenvolvimento: Com um giz cada aluno ira construir sua raia no chão, depois ao comando do professor, irão executar: correr de frente, de costa, de lado, cruzando as pernas, com pé só (alterne as pernas), saltando com os dois pés juntos.

2 – Manja Hércules
Desenvolvimento: vão existir três alunos “Hércules”, eles vão tentar pegar os outros alunos, só vai valer quando o Hércules conseguir levantar o aluno do chão, para que os mesmos se transformem também em “Hércules”, e dessa forma irão ajudar a pegar os outros que faltam.

3 – Meu coração
Desenvolvimento: nesse momento depois que todos os alunos estão bastante ofegantes, o professor irá pedir para pegar no peito e perguntar:
- O que eles estão sentindo?
- Se esta batendo forte ou fraco?
- Se há outro local que possa sentir a pulsação?
- Sinta o coração do colega, está batendo que nem o seu?
- Qual a zoada que o coração do colega faz?

4 –Curiosidade
Desenvolvimento: o professor irá deixar a pergunta para os alunos perguntarem para os pais ou responsável:
- Que tipo de corrida existem no atletismo?


AVALIAÇÃO FEITA PELO OS ALUNOS DA AULA: Montei um esquema que no fim de cada aula eu levanto com eles o conceito da aula.

TURMAS
ALUNOS NA TURMA
ALUNOS PRESENTES
ÓTIMO BOM RUIM
1º ANO A
20
20
18
02
-
1º ANO B
20
20
17
03
-
2º ANO A
25
24
23
01
-
2º ANO B
25
20
17
03
-
2º ANO C
25
23
22
01
-
3º ANO A
25
22
22
-
-
3º ANO B
25
19
19
-
-

AVALIAÇÃO FEITA PELA PROFESSORA: usando o conceito: ótimo, bom e ruim. Vou avaliando os tópicos e se acho necessário faço algumas observações.

TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
1º ANO A
MOTOR
BOM
Alguns alunos tiveram dificuldade em corre de costa e lateralmente
EMOCIONAL
BOM
Todos se sentiram bem ao executar as atividades, mas reclamaram por que não tinham atividades com bola.
SOCIAL
BOM
Os alunos não respeitaram completamente as regras, ouve um pouco de dispersão, com relação ao espaço restrito, saiam da raia, invadiam a do colega.
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos

TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
1º ANO B
MOTOR
BOM
Alguns alunos tiveram dificuldade em corre de costa e lateralmente
EMOCIONAL
BOM
Todos se sentiram bem ao executar as atividades, mas reclamaram por que não tinham atividades com bola.
SOCIAL
BOM
Os alunos não respeitaram completamente as regras, ouve um pouco de dispersão, com relação ao espaço restrito, saiam da raia, invadiam a do colega
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos

TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
2º ANO A
MOTOR
ÓTIMO
Executaram muito bem os movimentos
EMOCIONAL
BOM
Todos se sentiram bem ao executar as atividades, mas reclamaram por que não tinham atividades com bola.
SOCIAL
ÓTIMO
Respeitaram as regras e seus colegas
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos


TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
2º ANO B
MOTOR
BOM
Alguns alunos tiveram dificuldade em corre de costa e lateralmente
EMOCIONAL
BOM
Todos se sentiram bem ao executar as atividades, mas reclamaram por que não tinham atividades com bola.
SOCIAL
BOM
Os alunos não respeitaram completamente as regras, ouve um pouco de dispersão, com relação ao espaço restrito, saiam da raia, invadiam a do colega
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos

TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
2º ANO C
MOTOR
ÓTIMO
Executaram muito bem os movimentos
EMOCIONAL
BOM
Todos se sentiram bem ao executar as atividades, mas reclamaram por que não tinham atividades com bola.
SOCIAL
ÓTIMO
Respeitaram as regras e seus colegas
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos

TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
3º ANO A
MOTOR
ÓTIMO
Executaram muito bem os movimentos
EMOCIONAL
ÓTIMO
Adoraram as atividades a competição estimulou a vontade de correr, não evidenciei vencedor em nenhum momento.
SOCIAL
ÓTIMO
Respeitaram as regras e seus colegas
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos

TURMA
TÓPICOS
CONCEITOS
OBSERVAÇÕES
3º ANO B
MOTOR
ÓTIMO
Executaram muito bem os movimentos
EMOCIONAL
ÓTIMO
Adoraram as atividades a competição estimulou a vontade de correr, não evidenciei vencedor em nenhum momento.
SOCIAL
ÓTIMO
Respeitaram as regras e seus colegas
COGNITIVO
ÓTIMO
Assimilaram bem os comandos

Nenhum comentário:

Postar um comentário